Eu

Eu
Esta sou eu

quinta-feira, 12 de maio de 2011

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL(OSB): UMA ENTIDADE FORMADA POR CIDADÃOS COMPROMETIDOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO

 Hoje eu acordei indignada com as mazelas que assolam o nosso país, estado e município. Quando é que nós brasileiros vamos abrir o olho contra essa corrupção toda que atinge o nosso país? Já não basta termos que trabalhar 147 dias no ano só para pagar imposto e não termos o devido retorno em ações públicas eficazes por parte do administrador público? O que nós precisamos é ter consciência dos nossos direitos e deveres como contribuintes e cidadãos para poder fiscalizar a coisa pública e cobrar dos agentes públicos que apliquem os recursos com ética e responsabilidade. Nesse sentido, é louvável a atitude do Observatório Social do Brasil(OSB)(www.observatoriosocialdobrasil.org.br). Proveniente do Movimento pela Cidadania Fiscal, criado em Maringá (PR), em 2006, pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada que resolveu tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento de licitações e de ações de educação fiscal.A Missão do OSB é:
"Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a Rede de Controle Social."

Aqui em Porto Velho, foi criado em 05 de maio deste ano, no auditório do Ministério Público Estadual, o seu próprio Observatório, que vai atuar na "fiscalização e controle dos gastos públicos, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção do MPE no rol de fornecedores das prefeituras municipais." Eu tive o prazer de participar e tornar-me uma voluntária nesse admirável projeto. O Observatório Social de Porto Velho (OSPVH) tem como finalildade" o exercício da cidadania, atuando como instrumento na busca da transparência e efetividade na gestão dos recursos e serviços públicos quer sejam municipais, estaduais ou federais, mediante o monitoramento das contas e ações dos órgãos públicos, relativos ao município de Porto Velho."O evento foi realizado em parceria com o TCE/RO, TCU, a CGU, Receita Federal, o Observatório Social do Brasil (OSB) e Observatório Social de Rolim de Moura (OSRM), cujo principal objetivo foi apoiar a criação e instalação do Observatório Social de Porto Velho (OSPVH).Estiveram presentes no evento diversos segmentos da sociedade civil organizadas entidades de classe, organizações sociais, representações comunitárias, empresas privadas, profissionais liberais e instituições através dos cidadãos que as integram, bem como representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Qualquer pessoa pode atuar como voluntária no OSPVH, basta que seja apartidária, tenha visão de longo prazo e seja comprometido com a justiça social. Eu já me tornei voluntária e abracei essa causa. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário